sábado, 21 de março de 2015

Notáveis de Irati


 


O site www.megairati.com.br, é um site informativo sobre Irati, minha terra natal e que me parece cumpre a sua função de agente de informação, pois diz sobre cultura, história, turismo, utilidades e em seus links podemos encontrar diversas coisas interessantes, e como já disse me parece ser um veículo útil, eu digo me parece, porque eu tenho sempre um pouco de receio com tudo que é pago e os sites feitos por terceiros, que são necessariamente pagos, porque ninguém trabalha de graça, trazem a meu ver, aquilo que interessa a quem patrocina, e sem variações é exatamente isso que acontece.
Seria diferente se fosse um site informativo sobre Irati e fosse pago pela prefeitura, a guardiã, ou pseudo guardiã do dinheiro público, cada um olha isso como deseja.
Com certeza teríamos razões para creditar mais feitos que não estivesse ligado a gratificação financeira, sim porque o que é feito para o do povo, tem um lugar certo para buscar a recompensa financeira, a prefeitura, casa da democracia juntamente com o fórum e a câmara de vereadores.
Não poderia e nem é minha intenção denegrir a imagem de ninguém, se os donos do site têm capacidade para angariar patrocinadores e há quem os pague não vejo porque não possa ser feito, afinal estamos num regime democrático, onde todos tem livre arbítrio.
E então depois de tecer estes comentários gostaria de  discorrer sobre o que me trouxe aqui, nada de represália, nada de vazios comentários, apenas reafirmar, tenho certeza, o que muitos iratienses sentiram ao ler esta parte do tal site em que vemos o titulo “Iratienses Notáveis” e antes de enumerar os “Notáveis”, eu diria apenas que eu não tenho nenhum interesse a não ser tentar colocar no seu devido lugar, o que a meu ver desvirtua a história iratiense, se a sua opinião leitor for outra, outras na sua visão devem ser os valores e são opiniões pessoais que eu considero intransferíveis e as respeito.
Mas vamos aos notáveis,

Denise Stoklos - Dramaturga e Atriz;
Lala Schneider - Atriz, diretora e professora de interpretação;
Cida Karan - Atriz;
Arno Pruner Neto - Ator;
Paulo Sérgio Gralak - Jogador de Futebol (nascido em Rebouças, mas criado em Irati);
José Maria Orreda - Professor, Historiador e Escritor;
Dário Araújo (Primo) - Artista Plástico;
Dulce Osinski - Artista Plástica e Pesquisadora;
Eva Michaelichen - mãe da apresentadora Eliana, da TV Record;
Fábio Ketz - Chargista;
João Mansur - Ex-governador do Paraná;
Emilio Hoffmann Gomes - Ex-governador do Paraná.
Naiade Ribeiro de Camargo - Poetisa
Foed Castro Chamma - Poeta

Sem dúvidas eu vejo que muitas destas pessoas se sobressaíram em suas atividades, artistas, esportistas, políticos.
Eu diria que muitos merecem sim, dizer que Denise Stoklos, Lala Schneider, José Maria Orreda, Foed Castro Chamma, Naiade Ribeiro de Camargo poderiam ser chamados de  destacados iratienses no cenário paranaense, sim, mas daí chamá-los de notáveis, há que se analisar bem estes termos para não causar um leve mal estar entre pessoas esclarecidas.
 O que então dizer de nominar de notável, um jogador de futebol mediano como Paulo Sérgio Gralak, que teve uma carreira que pouco notabilizou sua terra natal, porque era visto lá fora como um jogador de Curitiba e assim ele mesmo se apresentava?
Chamar de notável Eva Michaelichen, aqui dita como simplesmente, mãe da Eliana, apresentadora de TV? Quem é esta senhora?
Moacir Cordeiro(Biguá) - futebolista. Quem é mesmo este "ilustre" iratiense?
Quem foi João Mansur, senão um servidor da ditadura, ao lado de Emilio Hoffmann Gomes, ex governador do Paraná?
Ninguém que viveu da década de 70 para trás conheceu Cida Karan, Arno Pruner Neto, Dário Araújo (Primo), Dulce Osinski, Fábio Ketz, e se depois os conheceu, tenho certeza que os respeita como expoentes, nunca como notáveis.
Mas creio que muitos destes conheceram um Dr. François Adib, médico, que salvou a vida de muitos iratienses, Dr. Fornazari também médico, uma lembrança viva entre os iratienses, estes meus caros são notáveis, pessoas comuns como Dona Piarina, parteira que num tempo em que a medicina era carente, trouxe ao mundo muitos destes que hoje, veneram figuras que erguem bronzes em praças.
Notáveis foram todos aqueles que ergueram lá no alto a imagem de nossa querida Santa Nossa Senhora das Graças, e aqui embaixo curaram as chagas desta gente, como o farmacêutico VICO, um eterno esquecido em seus feitos.
Notáveis são nossos agricultores que viram passarem vários ciclos da nossa região, e sem afastarem os pés daqui, suportaram tudo e sobreviveram tirando da terra o sustento para si e seus concidadãos.
Notáveis foram todos os professores que tornaram possíveis gerações que tornaram Irati mais culta, e conduziram através de seus ensinamentos os jovens por caminhos bem menos penosos, dos que encontraram aqui seus pais.
Notável senhores é o suor do humilde iratiense, que tornou com seu trabalho possível uma cidade melhor de se viver.
Precisamos de política, de artes, de literatura, mas antes de tudo devemos saber que somos partes de algo que há mais de 100 anos renova-se, e que nos meandros dos anos, trás historias de heroísmo e verdadeiro amor pela sua terra, passagens que não devem vir a visão de todos através de listagens de nomes de pessoas feitas ao bel prazer de  patrocinadores de algum site.

Edilson Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário